top of page
Foto do escritorpnextremoz

TEATRO E RESISTÊNCIA: ESTUDANTES DE SÃO GONÇALO DO AMARANTE APRESENTAM MUSICAL “JMO In Concert”

Existem muitas vantagens em se trabalhar o teatro na escola.  Entre elas podemos destacar a promoção da sociabilidade, ajudar a vencer a timidez, a melhoria da expressão verbal e corporal, aumento da autoestima, ensinar a controlar as emoções, mostrar a importância do coletivo, além de despertar a criatividade. Como afirmou Danilo Felix “O teatro é um denominador comum que une a lágrima e o sorriso num só rosto”.

O projeto “JMO In Concert” foi realizado na Escola Estadual em Tempo Integral Vereador José Moacir de Oliveira, localizada em São Gonçalo do Amarante- RN com alunos do ensino médio. O coordenador e diretor geral da peça, o professor Fábio Lima, conta que a iniciativa teve origem ainda no ano de 2019 em parceria com outras áreas do conhecimento de forma interdisciplinar. O objetivo, desde o inicio, era unir o teatro, a dança e a música. Fábio, explica ainda, que o evento já se encontra em sua segunda edição. O que demostra a consolidação do projeto no calendário escolar.

Toda a produção teve o envolvimento direto dos estudantes, tanto na concepção temática em torno do Nordeste, como os elementos que remetem ao patrimônio histórico e cultural da cidade de São Gonçalo do Amarante. Elementos como figurino, cenário e instrumentos tiveram a participação e o protagonismo direto dos estudantes. A Fundação Cultural Dona Militana, também foi parceira da iniciativa. A seleção dos estudantes se deu por audições nas áreas de teatro, dança e música. Segundo os próprios estudantes o projeto foi importante por ajudar no seu próprio desenvolvimento na escola, melhor participação nas aulas e mais facilidade no trabalho em equipe.

Estudantes apresentam musical durante a 11ª edição da FLIQ

O espetáculo tem sido sucesso de audiência e público. Um trabalho que rompeu os muros da escola, tendo boa repercussão e aceitação por onde se apresentou. Após a apresentação na escola, em julho, o espetáculo passou também pela 11ª edição da FLIQ – feira de livros e quadrinhos em Natal e já foi selecionado para o festival de teatro das escolas públicas (FESTUERN) que será realizado em outubro na cidade de  Mossoró.

É fundamental que iniciativas como essas sejam disseminadas e reproduzidas em outras escolas, possibilitando novas práticas pedagógicas e tornando o ensino mais dinâmico e atrativo para os nossos estudantes.

SINOPSE: Decidido a mudar sua realidade, Severino vai em busca de uma cabaça que é capaz de realizar um desejo. Durante a aventura Severino cruzará com personagens de lendas e folclore nordestino, como uma famosa romanceira conhecida como Dona Militana, com um galo branco gigante, com um grupo de cangaceiros e com uma cidade misteriosa (São Gonçalo do Amarante).

O espetáculo tem duração de aproximadamente 90 minutos e pode ser conferido na integra pelo link abaixo:

0 comentário
bottom of page