top of page
Foto do escritorpnextremoz

SOMOS TODOS POETAS: ESTUDANTES DE SÃO GONÇALO DO AMARANTE ESCREVEM PRIMEIROS POEMAS

Ao falar de poesia muitos a imaginam como coisa de gente mais velha e que os poetas são pessoas que viveram há muitos anos, assim, não sendo um atrativo para o público mais jovem. O que não é verdade. Com o objetivo de apresentar a poesia como algo vivo, pertencente ao tempo presente e que pode ser, também, do interesse da juventude, trabalhamos a produção de textos poéticos no ensino médio com a intenção de incentivar a produção autoral e o protagonismo por meio do fazer poético.

A iniciativa aconteceu na Escola em Tempo Integral Ver. José Moacir de Oliveira (JMO), localizada em São Gonçalo do Amarante-RN, no contexto das disciplinas eletivas. As eletivas constam na parte diversificada do Currículo, ocasião em que o estudante tem a possibilidade de escolher a que tem mais interesse ou afinidade. Possibilitando, assim, uma ampliação dos conhecimentos trabalhados em outras áreas. Nessa medida uma das competências trabalhadas foi a formação de uma comunidade de leitores pela socialização de experiências.

POESIA COMO FORMA DE RESISTÊNCIA.

A partir dos parâmetros estabelecidos pela base nacional comum curricular (BNCC) de 2017, conhecido também como novo ensino médio, se espera que os estudantes possam ter um papel mais ativo e serem mais protagonistas no processo de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, a disciplina considera a poesia como uma relevante  ferramenta de expressão do ser humano. A poesia tem o poder, entre tantas possibilidades, de, falar de amor, fazer crítica política ou, ainda, chamar atenção para os problemas sociais. Entre os objetivos podemos destacar o uso da linguagem poética enquanto gênero literário rico e diverso capaz de contribuir para o desenvolvimento de um olhar crítico e sensível sobre suas próprias realidades.

CAMPO ARTÍSTICO-LITERÁRIO

Por meio do fazer poético, pretendemos estimular a produção escrita dos estudantes. Durante as aulas os alunos tiveram contato com autores e poetas nacionais, da literatura universal e, sobretudo, autores potiguares. Nomes como Clarice Lispector, Manoel de Barros, Fernando Pessoa e Augusto dos Anjos dividiram espaço com alguns autores da nova geração de poetas potiguares como Alex Nascimento, Lucas Alves Araújo (que lançou recentemente o excelente livro – O Menino de Nome Mundo), Gonzaga Neto e Gessyka Santos.

Um momento muito especial foi a participação dos escritores e poetas potiguares Gessyka Santos e Gonzaga Neto com os estudantes. Foi um momento muito rico com troca de experiências e que ajudou a mostrar dentro da sala de aula que poesia, também, é coisa de jovem, do tempo presente e que tem muito haver com o nosso cotidiano. Pensar a poesia como uma ferramenta que pode nos ajudar a superar nossas angustias e dilemas existenciais. Na ocasião, os escritores ajudaram e orientaram os estudantes na realização de Saraus temáticos, confecção de fanzines e na publicação dos primeiros poemas.

Gessyka Santos e Gonzaga Neto apresentam o programa “Um Poeta em Cada Esquina”. Um trabalho que mostra a riqueza, a amplitude e a diversidade da produção poética potiguar. A nova temporada pode ser conferida no link abaixo:

Várias poesias escritas pelos próprios estudantes foram publicadas no Blog “Somos Todos Poetas”. Os alunos aprovaram a iniciativa. A aluna Maria Gabriela, 2 anos B, explica que “a disciplina eletiva de poesia ajudou a me expressar melhor, em muitas situações temos dificuldades de expressar o que sentimos e a poesia ajuda a compartilhar o que estamos vivenciando”. Joilma Carvalho, 2 ano A, disse que “sempre gostou de escrever seus sentimentos em um diário, e que a escrita poética passou a dar vida ao que antes ficava esquecido”. A produção poética dos estudantes se destaca pela amplitude temática, pela vontade de compartilhar suas vivências e o desejo de compartilhar seus sentimentos, medos e anseios. A poesia tem o poder de compartilhar e conectar sentimentos, emoções e pessoas.

Algumas poesias produzidas pelos estudantes podem ser conferidas no link a seguir:

0 comentário
bottom of page