Na cidade de Lajes, região do semiárido potiguar, existe um túnel de aproximadamente 200 metros de comprimento que foi construído no início do século XX para receber o ramal da estrada de ferro central do Rio Grande do Norte. Seu objetivo seria ligar a região central com o Seridó (Lajes-Caicó).
Imagem: Blog Cícero Lajes
O local não é muito conhecido mesmo entre aqueles entusiastas da história do RN. Um dos elementos que mais intrigam é a maneira como o projeto foi abandonado, deixando para trás pontilhões, fendas entre rochas e o túnel abandonado. Segundo o escritor Wagner Rodrigues, existe na região em torno de trinta espigões, destinados a receber uma ponte de ferro inglesa (que não chegou a ser construída) nos moldes – tudo indica – da ponte de ferro do Igapó na capital.
Segundo o historiador Cícero Lajes o túnel tem atraído cada vez mais aventureiros para conhecer, não apenas a cidade, mas também outros locais encantadores da região como serras e trilhas. O livro Dos Caminhos da água aos caminhos de Ferro do pesquisador Wagner Rodrigues é prova da riqueza que é a história ferroviária potiguar.
O local, sem dúvida, é um convite para uma bela expedição de Bike com a turma. Alguns grupos de pedal, trilha e off road já se aventuraram e garantem que a experiência é indescritível. Agora vamos tentar encontrar alguém para compartilhar mais essa aventura. rs rs
É possível conferir o túnel e as outras obras inacabadas do projeto no programa Conversando com Augusto Maranhão – A Estrada de Ferro Inacabada, disponível no YouTube pelo link a seguir;
About The Author
Professor da Rede Estadual de Educação. Graduado em História e Filosofia pela UFRN. Mestrado em Filosofia Política, Pós-Graduado em Ensino de Filosofia e Literatura pelo IFRN.