top of page
Foto do escritorpnextremoz

PEDRA DO SINO EM CURRAIS NOVOS: QUE SOM É ESSE?

Muitos mistérios e lendas existem em torno da verdadeira história desse local que tem atraído cada vez mais visitantes à região que fica localizada no coração do Seridó Oriental Potiguar, mais precisamente, a cidade de Currais Novos no RN.

Localizado no geosítio do município, distando em torno de 190 km de Natal, o local conhecido como Pedra do Sino está situado na Lagoa do Santo e tornou-se famoso por ser uma formação geológica que emite, literalmente, o som de um sino de igreja. O local fica há uns 10 km do centro da cidade. De acordo com guias locais, a pedra servia de meio de comunicação entres os povos indígenas, sobretudo, os Cariris e tinham diferentes significados. Algumas teorias cientificas argumentam que o som poderia ser provocado pela grande quantidade de poros presentes na estrutura geológica da rocha, a propagação do som e em função de não estar totalmente em contato com o solo. Apesar de algumas explicações, não faltam crenças, lendas da população, e até mesmo associações com alienígenas para tentar explicar o fenômeno. Permanecendo, assim, o mistério e atraindo um número cada vez maior de visitantes.

De acordo com o documentário produzido pela TV Tribuna, dirigido pela jornalista Cledivânia Pereira e com reportagem de Luiz Henrique, na década de 1990 o geosítio passou a ser de grande interesse cientifico e geológico, já a partir de 2010 com a criação do projeto Geoparque Seridó (projeto de extensão da UFRN) o local ganha imenso valor cultural e histórico para a região. O turismo no local tem perfil pedagógico e cientifico, atraindo escolas do ensino básico e estudantes de geologia, geografia e turismo – principalmente. Segundo o coordenador do Geoparque Seridó, o professor e geólogo Marcos Nascimento da UFRN, o Geoparque abrange um total de seis municípios (Cerro Corá, Lagoa Nova, Currais Novos, Acari, Carnaúbas dos Dantas e Parelhas) e já se credencia a ser o mais novo Geoparque do Brasil e um dos poucos de toda a América Latina, reconhecidos pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

A cidade abriga, ainda, em seu geosítio outras atrações como Pico do Totoró – com seus 273 metros de altura – e a Pedra do Caju. Sem contar com a famosa Mina Brejui que teve seu apogeu durante a segunda guerra mundial, visitada frequentemente, já traiu mais de 20 mil visitantes nos últimos anos.

Enquanto você prepara as malas para ouvir esse som de perto e tentar descobrir que som é esse, vale a pena dar uma conferida no excelente documentário produzido pela TV Tribuna e se maravilhar com as belíssimas imagens feitas pelo grande fotógrafo Alex Régis. Parabéns a todos pela belíssima produção.


About The Author

Professor da Rede Estadual de Educação. Graduado em História e Filosofia pela UFRN. Mestrado em Filosofia Política, Pós-Graduado em Ensino de Filosofia e Literatura pelo IFRN.

0 comentário
bottom of page