No início da noite da última terça-feira, 3 de outubro, feriado estadual no Rio Grande do Norte, moradores do bairro Passagem da Vila iniciaram um protesto e bloquearam a principal via de acesso entre Extremoz e Natal.
Os moradores colocaram materiais inflamáveis na pista e tocaram fogo, aos gritos de “fora Jussara” eles pediam água.
De acordo com informações dos próprios moradores eles sofrem há uma semana com a falta de água no bairro, que fica entre Extremoz e São Gonçalo do Amarante.
Os dois sentidos da via ficaram bloqueados por cerca de 1 hora, gerando congestionamento e impedindo inclusive o transporte público de transitar, alguns ônibus se encontram parados no local.
Carros e motos tentavam realizar o retorno para sair e entrar do município através do Moinho dos Ventos.
O Professor Leandro Soares, da coluna Extremoz em Prosa, passava pelo local no momento do protesto e conversou com alguns moradores.
Após questionar se a Passagem da Vila não pertence ao município de São Gonçalo do Amarante uma das moradoras afirmou que “água, luz e voto tudo é Extremoz, só a terra é São Gonçalo”.
Os moradores apresentaram as faturas de água que comprovam que o fornecimento e o pagamento é feito ao SAAE (Serviço Autônomo de água e Esgoto) de Extremoz.