Desde a última quarta-feira (20) passamos a acompanhar uma movimentação incomum na SEMUR (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo) de Extremoz.
O “alto escalão” da secretaria, composto pelo secretário, subsecretário e o gerente de Meio Ambiente não comparecia há alguns dias para trabalhar e os demais funcionários não sabiam o real motivo.
O Portal Extremoz apurou que um desses três citados acima apresentou sintomas da covid-19 e se isolou, como é recomendado, os outros dois como tinham constante contato resolveram se isolar também.
O principal problema é que os três teriam omitido a informação da suspeita para os demais funcionários da secretaria, que só ficaram sabendo após muito questionarem o não comparecimento ao ambiente de trabalho.
Mesmo com a grande possibilidade de exposição dos demais servidores ao vírus, pois existe contato direto entre todos eles, não houve nenhuma medida de segurança da gestão.
Enquanto o alto escalão segue em isolamento os demais continuam trabalhando normalmente, não houve desinfecção na secretaria e não foi providenciado testes para garantir que não estão contaminados.
As investigações sobre transmissão do novo coronavírus ainda estão em andamento, mas a disseminação de pessoa para pessoa já é comprovada, além de contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.
Atualmente Extremoz tem 88 casos confirmados, conforme o último boletim da SESAP (Secretaria Estadual de Saúde Pública), o Rio Grande do Norte já ultrapassou 5.600 casos confirmados.