A Prefeitura de Extremoz publicou por meio do DOM (Diário Oficial do Município) a retificação do edital 002/2019 do concurso para Guarda Municipal.
O concurso havia sido suspenso por decisão judicial após um pedido feito pelo advogado e professor Flávio Britto, pois o edital não previa a avaliação psicológica que é requisito básico imposto pela Lei 13.022/2014.
O juiz Diego Costa determinou que a Prefeitura de Extremoz e a Funcern fizessem a retificação do edital incluindo a fase de avaliação psicológica, que foi publicado nesta terça-feira (18).
No total foram feitas quatro alterações no edital, a primeira foi a inclusão da terceira fase que visa justamente o psicoteste, ou seja, a avaliação psicológica e de caráter eliminatório.
A segunda alteração dispõe sobre o item 7.28 que foi acrescentado e trata sobre a terceira fase, o item tem a seguinte redação:7.28. TERCEIRA ETAPA: Psicoteste – Avaliação Psicológica, de caráter eliminatório. 7.28.1. A Avaliação Psicológica, denominada Psicoteste, consistirá na aplicação de um conjunto de procedimentos científicos, que permitem identificar aspectos psicológicos do candidato, para fins de comprovação de aptidão psicológica para o cargo pretendido, atendendo às disposições técnicas e legais que regulam tais procedimentos, em plena consonância com os parâmetros regulamentados pelo Conselho Federal de Psicologia – CFP.7.28.2. Somente serão convocados para a esta 3a etapa – Psicoteste – Avaliação Psicológica, os candidatos que forem considerados aptos no Teste de Aptidão Física.
7.28.3. Do resultado da Avaliação Psicológica, resultará o parecer de RECOMENDADO (APTO), para o candidato que apresente características compatíveis com o perfil profissiográfico do cargo e receberá parecer de NÃO RECOMENDADO (INAPTO) para o candidato que apresente características incompatíveis com o perfil profissiográfico para o cargo, sendo eliminado do concurso.
7.28.4. A metodologia da avaliação psicológica envolve:
a) Entrevista pessoal com cada candidato. b) Testagem Psicológica com instrumentos que avaliarão os seguintes requisitos psicológicos: responsabilidade, controle emocional, trabalho em equipe, tomada de decisão, iniciativa, relacionamento interpessoal, planejamento, persistência, meticulosidade, dinamismo, organização, autoconfiança, empatia, atenção concentrada, atenção dividida e memória visual. c) O candidato deve seguir as instruções de preparação inicial: I – apresentar-se com óculos de grau, se usar; II – não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 (doze) horas anteriores à avaliação; III – ter no mínimo 06 (seis) horas de descanso antes do processo; IV – não fazer uso de tranquilizante ou substância que altere os sentidos nas 24 (vinte e quatro) horas anteriores à avaliação.
7.28.5. O candidato que desejar interpor recurso contra o Resultado Preliminar da Avaliação Psicológica – Psicoteste poderá fazê-lo no período informado no Anexo II deste Edital.
7.28.5.1. Para interpor recurso, o candidato deverá: a) preencher o formulário específico de Requerimento disponível no sítio da FUNCERN (www.funcern.br), através da Área do Candidato, com os argumentos recursais; b) enviar eletronicamente o Requerimento.
7.28.6. O candidato deverá consultar, no sítio eletrônico da FUNCERN (www.funcern.br), o cronograma para ciência do dia e o horário para recebimento do Parecer da Banca Examinadora.
A terceira alteração é no cronograma, ficando datado:ATIVIDADEDATAConvocação para Psicoteste – Avaliação Psicológica20.02.2020Psicoteste – Avaliação Psicológica27.02 a 06.03.2020Resultado Preliminar do Psicoteste20.03.2020Recursos contra o Resultado Preliminar do Psicoteste22 e 23.03.2020Resultado Definitivo do Psicoteste27.03.2020Resultado Preliminar do concurso31.03.2020Recursos contra o Resultado Preliminar (Área do Candidato)01 e 02.04.2020RESULTADO FINAL07.04.2020Encaminhamento do RESULTADO FINAL à Comissão14.04.2020
A quarta e última alteração é na carga horária do Curso de Formação, contida no item 13.1 que passa a ser:13.1. Após o resultado final, os candidatos aprovados, antes do início do exercício do cargo, serão devidamente submetidos a Curso de Formação de 200 (duzentas) horas, com convocação a ser publicada posteriormente no Diário Oficial do Município e no site da FUNCERN.
As dúvidas relativas ao Concurso Público deverão ser encaminhadas exclusivamente através do e-mail: concursoguardaextremoz2019@funcern.br.