top of page
Foto do escritorpnextremoz

Prefeitura de Extremoz limita quantidade de kits de merenda e falha permite que algumas famílias rec

A Prefeitura de Extremoz, por meio da Secretaria Municipal de Educação, está realizando a entrega de kits de merenda destinados às famílias dos estudantes da rede municipal de ensino.

A medida foi garantida através da Lei 13.987 que determina que todos os alunos da rede pública recebam os alimentos durante a pandemia do coronavírus, através de recursos do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar).

Em Extremoz vários problemas estão sendo relatados, entre eles a limitação na quantidade de cestas básicas entregues por família, mesmo que tenha mais de dois filhos na mesma escola ou em escolas distintas cada família recebe apenas um kit.

Aparentemente o sistema utilizado para fazer esse controle é falho e permite que algumas famílias com mais de um estudante receba mais de um kit, porém, outras não recebem a mesma quantidade.

Conversamos com uma morada que tem dois filhos matriculados na rede municipal, em escolas distintas e ela nos contou que realizou a retirada de um kit em uma das escolas, em que um dos seus filhos é matriculado.

Segundo ela, uma colega que também tem filhos matriculados nas mesmas escolas retirou no mesmo dia o primeiro kit, depois ambas foram receber o outro kit na segunda escola, mas somente a colega da morada com quem conversamos conseguiu receber o segundo kit.

A mulher então questionou o motivo e foi informada que, assim como a outra mãe, ela já havia recebido um kit em outra escola, por isso não poderia receber outro.

Então ela explicou que a sua colega tinha retirado o kit pela segunda vez e pediu para falar com o responsável, coincidentemente o secretário de Educação estava na escola e “conversou” com a moradora.

Ainda segundo ela o secretário foi grosseiro, arrogante e não explicou o motivo de algumas pessoas conseguirem retirar mais de um kit e outras não, ela relata que o secretário tomou o documento sem permissão, mandou um dos funcionários tirar foto e afirmou que iria denunciá-la.

Segundo dados do Portal da Transparência do Governo Federal, de janeiro até julho deste ano Extremoz recebeu R$ 405.968,40 (quatrocentos e cinco mil, novecentos e sessenta e oito reis e quarenta centavos) do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

0 comentário
bottom of page