top of page
Foto do escritorpnextremoz

Petrobras anuncia fim da paridade internacional e nova política de preços

A Petrobras anunciou nesta terça-feira (16) que deixará de precificar seus derivados de gasolina e diesel com base na paridade do preço do petróleo com o dólar e o mercado internacional.

A empresa disse que vai usar uma nova “estratégia comercial” que leva em conta duas referências de mercado: o “custo alternativo do cliente” e o “valor marginal para a Petrobras”.

O “custo alternativo do cliente” inclui as principais alternativas de fornecimento, sejam fornecedores dos mesmos produtos ou produtos substitutos.

O “valor marginal” é baseado no custo de oportunidade dadas as diferentes alternativas para a empresa, entre elas, produção, importação e exportação do referido produto e/ou dos óleos utilizados no refino.

A Petrobras disse que a mudança lhe dará mais flexibilidade para praticar preços competitivos e aproveitar suas melhores condições de produção e logística.

A empresa disse ainda que a mudança ajudará a reduzir o impacto das oscilações internacionais nos preços do petróleo sobre os consumidores brasileiros.

O anúncio ocorre em um momento em que o Brasil enfrenta o aumento da inflação e dos preços dos combustíveis.

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem falado em “abrasileirar” os preços dos combustíveis, o que significaria criar mecanismos para reduzir o impacto das oscilações internacionais do preço do petróleo sobre os consumidores brasileiros.

É esperando que ainda nesta terça-feira (16) seja anunciado redução no preço da gasolina e diesel.

0 comentário
bottom of page