top of page
Foto do escritorpnextremoz

MORADORES DE EXTREMOZ COBRAM O RETORNO DA LINHA 120 EM TRECHO DA AV. PEDRO VASCONCELOS

Entendemos que o objetivo maior de uma prefeitura é cuidar e zelar dos seus munícipes. Para além de questões sobre jurisdição, competências ou atribuições nas mais variadas esferas do poder federal, estadual e municipal. Cabe ao município buscar soluções para solucionar ou amenizar as dores da sua população. Em se tratando de transporte público, esse é, sem dúvida, um dos maiores entraves para o desenvolvimento da cidade.

Na manhã dessa terça-feira uma comissão de moradores se reuniu com o secretário municipal de transporte e trânsito urbano de Extremoz (SMTTU), o Sr. Marlon Sena, para cobrar o retorno da linha 120 que deixou de atender muitos usuários desde a última sexta-feira em trecho da Av. Pedro Vasconcelos. Com a mudança apenas a linha 125 ficou operando no trecho em questão e com horários que não contemplam as necessidades de grande parte dos usuários. Outros temas ligados a pasta também foram obordados da reunião.

Sobre a situação o secretário alegou que a competência do transporte intermunicipal é do DER, órgão estadual e, que a secretaria já está entrando em contato com o órgão para encontrar alguma alternativa para amenizar o problema. Explicou, ainda, que a empresa de transporte intermunicipal tem autonomia – dentro da legislação vigente e da viabilidade econômica – para fazer as alterações que julgar pertinentes nos itinerários dos ônibus. Cabendo ao município apenas o papel de cobrar as mudanças e melhorias.

A moradora Thalycia, residente do bairro Vilage dos Coqueiros, participou da reunião e disse que só ficou a linha 125 para atender o trecho em questão e que pela manhã o intervalo entre as duas primeiras viagens é de uma hora, uma de 4h55 da manhã e outra só de 5h55, dificultando seu deslocamento para Natal no horário de costume.

Já a moradora, Yara, que reside no bairro Bosque das Flores, disse que além da redução do transporte, existe ainda, o problema da integração do transporte. Segundo a moradora a linha 120 não faz integração com a linha 125 por pertencerem ao mesmo terminal.

O usuário Rogério, morador do bairro, Santos Dumont, se queixou da distância que sua esposa precisa caminhar para pegar o transporte após a mudança. Disse, ainda, que com a redução da linha, sua esposa não está conseguindo cumprir o horário no trabalho. Além disso, no retorno, à noite, fica muito perigoso caminhar essas distâncias no escuro e com matagal em alguns trechos.

PLANO MUNICIPAL DE MOBILIDADE URBANA

Questionado sobre a implantação de um Plano de Mobilidade Urbana em Extremoz, o secretário falou que alguns avanços já ocorreram; lembrou que a atual frota de ônibus no município aumentou de 18 para 32 veículos, a própria criação da linha 125, informou que tem trabalhado e cobrado junto a órgãos, como o DETRAN e o DER, melhorias para a cidade. Como a colocação de redutores de velocidade na Av. Pedro Vasconcelos com o objetivo de reduzir a quantidade de acidentes. Solicitado a sinalização vertical e horizontal em vários locais da cidade como o Centro, RN 160 e Estivas.

Perguntamos sobre a construção de abrigos de passageiros, pois, em muitos locais os usuários são obrigados a aguardar o transporte no sol a na chuva – disputando, em alguns casos, a sombra do poste.  Sobre os abrigos, foi apresentado um projeto para construção de aproximadamente 48 abrigos de ônibus – com previsão de inicio até o final do ano.

LICITAÇÃO DO TRANSPORTE

Perguntado sobre a urgência em se fazer uma licitação para o transporte público de Extremoz, o secretário afirmou que o interesse existe por parte do município, mas a questão esbarra na competência estadual.

ENCAMINHAMENTOS:

Em relação ao retorno da linha 120 a reunião deixou muito a desejar. Ao final da reunião o secretário se comprometeu com os moradores em cobrar da empresa o aumento do número de viagens na linha 125 pela manhã, de estender o horário da última viagem à noite, atualmente o último ônibus sai do terminal às 18h50. E, ainda, garantiu que vai verificar a razão pela qual não está ocorrendo a integração entre as linhas 120 e 125.

0 comentário
bottom of page