As linhas de ônibus intermunicipais do Rio Grande do Norte poderão ter tarifa acima de R$ 6,00 após pedido registrado pelo SETRANS (Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do RN) nesta quarta-feira (28/12).
O SETRANS representa as empresas de ônibus intermunicipais e protocolou no DER (Departamento de Estradas e Rodagens) o pedido de reajuste de 52,06% na tarifa.
Segundo Eudo Laranjeiras, presidente do sindicado, o pedido é feito levando em consideração que desde 2018 o valor da passagem está defasado.
Além disso, também considera a queda no número de passageiros e o alto preço das operações após a pandemia do coronavírus.
O Governo do Rio Grande do Norte concedeu em julho a redução do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) sobre o óleo diesel.
De acordo com Eudo a redução foi importante e contribuiu para que a defasagem não fosse ainda maior, mas não resolveu a questão.
O Departamento de Estradas e Rodagens irá analisar o pedido.
Já em Natal, o SETURN (Sindicato das Empresas de Transporte Urbano) solicitou que a tarifa seja reajustada para R$ 4,85 em 2023, um aumento de 24,38%, isso para pagamentos feitos com o cartão.