top of page
Foto do escritorpnextremoz

Gripe aviária: Aves são encontradas mortas no litoral e Governo do RN faz alerta

O Governo do Rio Grande do Norte publicou neste domingo (28) um alerta e instruções em virtude de possível contaminação do vírus H5N1 em aves no Estado.

O alerta ocorre após 37 aves migratórias terem sido encontradas mortas no litoral potiguar na última semana, 20 na praia de Sagi, 11 na praia de Búzios e 6 na praia da Redinha.

As aves foram enviadas como amostras para análise do Laboratório Federal de Defesa Agropecuária, conforme decreto de estado de emergência zoossanitária, do Ministério da Agricultura e Pecuária, que foi emitido na segunda (22).

O decreto foi publicado após casos da influenza aviária (H5N1) de alta patogenicidade em aves silvestres nos estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo.

O Governo do Rio Grande do Norte aleta que, caso a população encontre alguma ave morta ou cambaleante nas praias não toque, pois, pode está contaminada com o vírus H5N1.

Nesse caso o governo pede que a população entre em contato imediatamente com os órgãos responsáveis por meio do 190, do (84) 99147-6645 ou do e-mail protocoloidiarn@gmail.com.

VÍRUS H5N1

A H5N1 ou Influenza Aviária é uma doença causada por vírus, que afeta muitas espécies de aves, inclusive migratórias; e, eventualmente, mamíferos terrestres e marítimos, suínos e o próprio ser humano. Sua incidência gera graves consequências à saúde animal, à economia e ao meio ambiente.


0 comentário
bottom of page