A governadora Fátima Bezerra reuniu, nesta quinta-feira (14), representantes dos Ministérios Públicos Estadual (MPERN), Federal (MPF) e do Trabalho (MPT), para apresentar o RN + Vacina, um programa que vai monitorar todo o processo de vacinação contra a Covid-19.
A iniciativa segue o modelo do Regula RN, programa que permite acompanhar a ocupação de leitos de assistência aos infectados pelo novo coronavírus em tempo real pela internet.
“O novo programa, o RN + Vacina, é mais uma parceria exitosa do nosso governo com o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS), da UFRN. Criamos um sistema pioneiro e inovador em nível nacional. Um sistema que traz transparência e seriedade no acompanhamento de todo o percurso da vacina – da chegada ao estado até a aplicação junto ao cidadão nos municípios. E queremos o apoio dos Ministérios Públicos, que consideramos fundamental para o sucesso da iniciativa”, afirmou a governadora.
“O RN está pronto para a vacinação. Temos feito nossa parte, temos seringas e agulhas, estamos capacitando vacinadores, instalamos redes de frio e estamos orientando e apoiando os municípios para que tenhamos transparência, equidade e responsabilidade em nosso estado. A data do nosso calendário é a seguinte: chegando a vacina iniciaremos em 72 horas”, voltou a declarar.
O RN + Vacina vai permitir um processo simples, transparente e inteligente, segundo o coordenador do LAIS, Ricardo Valentim.
O programa tem a perspectiva de dar transparência a todos os municípios no acesso às informações. Com ele vamos saber o caminho percorrido pela vacina até chegar ao braço do cidadão. E permitirá também identificar possíveis desvios e correções”, explicou.
Pesquisador do LAIS, Fernando Lucas de Oliveira disse que o novo programa também vai melhorar a atuação de quem estará nas salas de vacina e da gestão da saúde pública, por que simplifica o acompanhamento da aplicação das doses e o controle em tempo real.
“O gestor público poderá acompanhar o índice de vacinação em cada sala e corrigir possíveis dificuldades”, afirmou, acrescentando que outra vantagem será identificar quantas doses estão nas centrais e nas salas de vacinação, quantas foram aplicadas, quantas perdidas e corrigir alguma distorção”.
O cidadão poderá acessar o RN + Vacina, inclusive pelo celular, mediante rápido cadastro. O programa também vai disponibilizar o acesso a informações sobre vacinas e um cartão virtual de vacinação.
“É bom para o cidadão e para a gestão pública na execução das políticas públicas de saúde”, avaliou.
Integrante do Ministério Público Estadual, a promotora Eliane Cardoso reconheceu a importância das iniciativas da administração estadual e disse que o MPE se coloca em apoio às medidas do Governo do Estado.
Karina Filgueira, também do MPE, parabenizou a gestão estadual e reiterou o apoio, cooperação e parceria que vêm pautando a relação da instituição durante todo o período da pandemia, visando o aperfeiçoamento da gestão pública.
Para complementar, o defensor público estadual, Marcos Alves, disse que “o RN + Vacina dará segurança, transparência e credibilidade ao estado”. E, assim como defende a governadora Fátima Bezerra, ele destacou a importância de incluir a categoria dos educadores nos grupos prioritários.
“O RN parte na frente com este programa de monitoramento e terá o apoio do MPF para adoção de quaisquer providências em defesa da coletividade”, acrescentou o procurador Fernando Rocha (MPF).
E, em consonância, o procurador do Ministério Público do Trabalho (MPT), Xisto Tiago, externou que o órgão continuará apoiando e colaborando para o êxito das iniciativas do governo estadual em defesa da população.
Também integrante do MPT e a procuradora Ileana Neiva frisou que há uma preocupação especial com a imunização dos trabalhadores no Brasil.
Também integrante do grupo de trabalho do MPT que visa o acompanhamento do enfrentamento à pandemia no plano nacional, Ileana destacou que vê “com satisfação o avanço do RN em relação a outros Estados no combate à Covid-19”.
A reunião virtual contou também com a participação do vice-governador Antenor Roberto, do secretário de Saúde e da secretária adjunta, Cipriano Maia e Maura Sobreira, da subsecretaria de Planejamento e Gestão da Sesap, Lyane Cortez, e da assessora especial do governo, Luciana Daltro.