top of page
Foto do escritorpnextremoz

Gestão da Escola das Dunas esclarece sobre o desabamento de parte do teto

Após o desabamento de parte do teto da Escola das Dunas localizada na Praia de Pitangui, região litorânea de Extremoz, o Portal Extremoz conversou com o atual gestor da escola, o Professor Valfran Farias.

Ele está na gestão da escola há 1 ano e 5 meses, estava no local quando parte do teto de uma das salas de aula desabou, por volta dás 14h:30m de sexta-feira (21/5) e esclareceu alguns fatos.

Desde o início da sua gestão foram enviados e protocolados junto a 1ª DIREC (Diretoria Regional de Educação e Cultura) pelo menos três memorandos e um relatório com registro de imagens.

O mesmo relatório com registro de imagens foi enviado também para o Gabinete do Secretário de Educação e Gabinete Civil do Governo do Estado.

Em todos os documentos enviados foram mencionados a situação estrutural da escola e solicitado uma vistoria técnica urgente do setor de engenharia da Secretaria de Educação.

Porém nenhum desses documentos enviados foram respondidos pela Secretaria Estadual de Educação e Cultura do Rio Grande do Norte.

A gestão passada da escola não havia informado nada de anormal com a estrutura daquela ala do anexo, então a nova gestão não imaginou haver um risco tão eminente.

Por ter forro de gesso não era possível visualizar o madeiramento da cobertura e observar um provável comprometimento de caibros e Linhas.

A sala em questão onde aconteceu o desabamento do teto estava pronta para um provável retorno híbrido das aulas presenciais, estava demarcada para haver distanciamento social e estava sendo feito a limpeza rotineira pela ASG da instituição.

A provável causa do desabamento pode ter sido o rompimento dessa linha que era parte da base da chamada tesoura de sustentação da cobertura.

A gestão não se sabe se foi por um erro de montagem e/ou colocação no lugar, ou por está em estado ruim “podre”, ou mesmo por ser de uma espessura inadequada.

RESPOSTA DA 1ª DIREC

O Professor Joás Ferreira de Andrade, diretor 1ª Diretoria Regional de Educação e Cultura, afirmou em uma nota que “as medidas necessárias para a rápida resolução do problema estarão sendo tomadas a partir desta segunda-feira, 24 de maio de 2021“.

0 comentário
bottom of page