O município de Extremoz, integrante da região metropolitana de Natal, se tornou cidade irmã de Estremoz, cidade localizada em Portugal.
A proposta foi enviada pelo Poder Executivo, aprovado pela Câmara Municipal de Extremoz e sancionada pela prefeita Jussara Sales.
A Lei municipal 1.141 que declara as duas cidades irmãs foi publicada no DOM (Diário Oficial de Extremoz) na última terça-feira (20).
Através desta lei, o Poder Executivo fica autorizado a firmar acordo de geminação entre as cidades, ou seja, intercâmbio cultural, partilha de conhecimento, ensino (estudantes) e políticas empresariais entre outras atividades.
De acordo com a lei, o objetivo é a a busca do fortalecimento dos laços de amizade entre as cidades, além de acordos e programas de ação com o fim de fomentar o mais amplo conhecimento recíproco, para fundamentar os intercâmbios sociais, culturais e econômicos, em especial os relativos ao turismo e termalismo.
Também são objetivos:
a troca de informações e a difusão em ambas as comunidades das obras culturais, turísticas, desportivas, políticas e sociais, que respondam a seus respectivos interesses;
convênios, através de programas e projetos de colaboração que se estabelecerão nos diferentes campos de atuação;
a facilitação dos contatos entre empresas ou instituições interessadas e os órgãos competentes relativos aos setores responsáveis pelos convênios em cada país;
outros programas de cooperação técnica entre ambas as cidades que poderão ser firmados de acordo com o mútuo interesse das partes;
a realização de acordos bilaterais visando a troca de conhecimentos sobre as raízes étnicas, e histórica de cada uma das cidades;
HISTÓRIA
O município de Extremoz no Rio Grande do Norte recebeu esse nome em homenagem à cidade portuguesa de Estremoz, que fica localizada no Distrito de Évora.
Inicialmente o nome do município também era escrito com “s”, no lugar do “x”, precisamente em 1760 quando foi denominado ” “Vila Nova de Estremoz do Norte”.
Extremoz tornou-se a primeira da Capitania do Rio Grande do Norte com a categoria de vila, de acordo com informações do historiador Câmara Cascudo.
Em 1885 a então Vila Nova de Estremoz do Norte foi incorporada ao povoado de Boca da Mata, com a denominação de “Vila de Ceará Mirim” e somente em 1892 foi criado o distrito de Extremoz, já com o “x”.