A Prefeitura de Extremoz informou na noite desta sexta-feira (15/1), que os estudantes que farão o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) poderão utilizar o transporte escolar gratuito.
Serão oferecidos dois ônibus e duas rotas distintas, ambos cumpriram rotas para os estudantes que residem na região litorânea e na Zona Rural do município.
As rotas e os horários serão os mesmos para os dias de realização do exame, que neste ano ocorre nos dias 17, 24 adiado em virtude da pandemia do coronavírus.
Horários e rotas:
Rota 01: Saindo em frente à quadra de Barra do Rio > Pitangui > Contendas > Capim > Extremoz (saindo às 10hrs)
Rota 02: Saindo em frente à quadra de Pitangui > Contendas > Genipabu > Santa Maria > Vila de Fátima > Extremoz (saindo às 10hrs).
O horário de retorno dos ônibus não foi divulgado.
ENEM na pandemia:
Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 devem estar atentos às regras para evitar o contágio pelo novo coronavírus.
As medidas que devem ser adotadas tanto na aplicação do Enem impresso quanto do Enem digital estão previstas nos editais dos exames, e o descumprimento poderá levar inclusive à eliminação dos candidatos.
A máscara de proteção facial será item obrigatório nesta edição do Enem. Além de precisar apresentar um documento oficial original com foto e de ter uma caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, quem não estiver de máscara não poderá fazer a prova.
Dentro de sala, os estudantes deverão permanecer com a máscara durante toda a realização do exame. O edital prevê que a máscara deve ser usada da maneira correta, cobrindo o nariz e a boca.
Caso isso não seja feito, o participante será eliminado. Os candidatos poderão levar máscaras para trocar durante a aplicação, seguindo a recomendação de especialistas da área de saúde.
O equipamento de proteção poderá ser retirado apenas para a identificação dos participantes, para comer e beber. Toda vez que retirarem a máscara, os participantes não devem tocar na parte frontal dela, e devem, em seguida, higienizar as mãos com álcool em gel próprio ou fornecido pelo aplicador. As mãos devem ser higienizadas também quando os participantes forem ao banheiro e no decorrer do exame.
Outra regra é o distanciamento social. As salas, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), estarão dispostas de forma a assegurar a distância entre os participantes.
Quem for diagnosticado com covid-19 ou apresentar sintomas da doença, ou de outra infectocontagiosa até a realização do exame deve comunicar o Inep pela Página do Participante e pelo telefone 0800 616161.
Esses candidatos terão direito de participar da reaplicação do Enem nos dias 23 e 24 de fevereiro.
O Enem 2020 será aplicado na versão impressa nos dias 17 e 24 de janeiro e, na versão digital, nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) decidiu que, este ano, o acesso aos locais de prova será liberado mais cedo que de costume, a medida visa a evitar aglomerações e a consequente disseminação do novo coronavírus.
Em uma nota divulgada no dia 11, o instituto informou que os portões dos locais de aplicação dos testes serão abertos às 11h30 (horário de Brasília), e fechados às 13h, meia-hora antes do início das provas.