A partir de amanhã (23), parte das pessoas que enfrentam problemas para acessar o aplicativo Caixa Tem poderá liberar o acesso enviando documentos pelo WhatsApp, anunciou hoje a Caixa Econômica Federal.
O app é usado pelo governo para pagar o auxílio de R$ 600 e o FGTS emergencial. Desde a semana passada, trabalhadores relatam ter recebido um aviso para ir até uma agência da Caixa com um documento de identidade para comprovar que são os titulares das contas e desbloquear o uso do app.
Ontem, a Caixa confirmou o bloqueio de “centenas de milhares” de contas, devido à identificação de fraudes.
O uso do WhatsApp para enviar documentos valerá apenas para quem teve o acesso bloqueado em razão de “inconsistências cadastrais”, que são 49% dos afetados pelo bloqueio, segundo a Caixa.
Quem teve o acesso bloqueado por causa de suspeita de fraude (51%) continuará tendo que comparecer a uma agência da Caixa com documento de identificação para comprovarem que não houve irregularidade.
Nesse caso, a pessoa prejudicada deverá procurar uma agência a partir do dia de pagamento do auxílio emergencial no calendário do “Ciclo 1“, que teve inicio nesta quarta-feira (22/7)
Documentos via WhatsApp
Segundo o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, 49% das pessoas que estão com acesso ao Caixa Tem bloqueado apresentam “inconsistências cadastrais”, sem indício de fraude.
A partir desta quinta-feira (23), essas pessoas poderão acessar o aplicativo Caixa Tem para pedir o desbloqueio. O próprio app dará orientações sobre como enviar os documentos via WhatsApp.
De acordo com o presidente da Caixa, após o envio dos documentos, o desbloqueio de todas as funções do Caixa Tem deve acontecer em até 24 horas.
VIA: UOL