A Justiça Eleitoral já julgou e deferiu os registros de seis dos oito candidatos à Prefeitura de Extremoz no pleito de 2020.
Dr. Caio Bruno, Dr. Renata Rêgo, Eduardo Motta, Jussara Sales, Major Alberto e Professora Socorro estão com dados e documentação completos e atenderam aos requisitos da candidatura, por isso estão com pedidos deferidos.
O candidato Armando “do Povão” está com seu registro de candidatura aguardando julgamento da Justiça Eleitoral.
O prefeito Joaz Oliveira, que concorre à reeleição, estava com registro de candidatura em duplicidade e um deles foi cancelado. O outro registro também aguarda julgamento.
Joaz Oliveira está afastado do cargo desde sexta-feira (30/10), quando o Ministério Público Federal e a Polícia Federal realizaram uma operação para apurar um suposto esquema de corrupção na Saúde.
Uma força-tarefa formada pelo MP Eleitoral, Receita Federal, Controladoria Geral da União (CGU) e Polícia Federal constatou um esquema criminoso de lavagem de dinheiro público desviado para a campanha a deputada estadual (em 2018) de Elaine Neves, esposa do prefeito.
O Ministério Público apontou o risco de o esquema não só seguir ocorrendo, como de vir a gerar novos reflexos na atual campanha, em que Joaz Oliveira é candidato à reeleição.
“A ausência de qualquer tipo de responsabilização pelos fatos pretéritos constitui um verdadeiro convite a que se utilize novamente dos mesmos expedientes criminosos”, alerta o MP Eleitoral.
Mesmo afastado o prefeito segue sua agenda de campanha normalmente e no mesmo dia em que a operação foi realizada chegou a tomar banho na Lagoa de Extremoz.