top of page
Foto do escritorpnextremoz

Brasil tem 09 casos suspeitos de coronavírus, confirma Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde comunicou na tarde dessa quarta-feira (29) que há 09 casos de suspeita do novo coronavírus no Brasil.

Em uma live nessa quarta foram apresentados dados atualizados até o meio-dia de hoje, no total foram notificados 33 casos suspeitos.

As notificações começaram no dia 18 e até essa quarta-feira 20 casos foram excluídos, 04 foram descartados, sobrando 09 ainda em suspeita.

No total seis estados estão com as notificações de casos suspeitos, são eles: Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo, Paraná e Ceará.

O secretário executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo, acredita que “o que tem pela frente não deve terminar rapidamente”.

Durante a coletiva de imprensa, o Ministério da Saúde anunciou também a ampliação das recomendações para que empresas não realizem pessoalmente reuniões com pessoas que vêm da China e indicou a utilização de métodos online, como teleconferências como alternativa para essas situações.

O que é o novo coronavírus?

É um novo vírus que tem causado doença respiratória pelo agente coronavírus, com casos recentemente registrados na China.

Importante saber que os coronavírus são uma grande família viral, conhecidos desde meados de 1960, que causam infecções respiratórias em seres humanos e em animais.

Geralmente, infecções por coronavírus causam doenças respiratórias leves a moderadas, semelhantes a um resfriado comum.

Alguns coronavírus podem causar doenças graves com impacto importante em termos de saúde pública, como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS), identificada em 2002 e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS), identificada em 2012.

Como o novo coronavírus é transmitido?

As investigações sobre transmissão do novo coronavírus ainda estão em andamento, mas a disseminação de pessoa para pessoa, ou seja, a contaminação por contato, está ocorrendo. 

É importante observar que a disseminação de pessoa para pessoa pode ocorrer de forma continuada.

Alguns vírus são altamente contagiosos (como sarampo), enquanto outros são menos. Ainda não está claro com que facilidade o novo coronavírus se espalha de pessoa para pessoa.

Apesar disso, a transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como:

  1. gotículas de saliva;

  2. espirro;

  3. tosse;

  4. catarro;

  5. contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão;

  6. contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Os coronavírus apresentam uma transmissão menos intensa que o vírus da gripe e, portanto, o risco de maior circulação mundial é menor.

O vírus pode ficar incubado por duas semanas, período em que os primeiros sintomas levam para aparecer desde a infecção.

Como é feito o tratamento do novo coronavírus?

Não existe tratamento específico para infecções causadas por coronavírus humano. No caso do novo coronavírus é indicado repouso e consumo de bastante água, além de algumas medidas adotadas para aliviar os sintomas, conforme cada caso, como, por exemplo:

  1. Uso de medicamento para dor e febre (antitérmicos e analgésicos).

  2. Uso de umidificador no quarto ou tomar banho quente para auxiliar no alívio da dor de garanta e tosse.

Assim que os primeiros sintomas surgirem, é fundamental procurar ajuda médica imediata para confirmar diagnóstico e iniciar o tratamento.

Quais são os sintomas do novo coronavírus?

Os sinais e sintomas clínicos do novo coronavírus são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado. Podem, também, causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias.

Os principais são sintomas são:


  1. Febre.

  2. Tosse.

  3. Dificuldade para respirar.


0 comentário
bottom of page